Bio:
Referência no mundo do samba, o músico, arranjador e educador, Gabriel Policarpo, destaca-se pela maneira criativa e virtuosa de tocar o repique. Nascido em 1984, na cidade de Niterói - RJ, ele despertou seu interesse pela percussão durante a infância, tocando em blocos carnavalescos. Aos 13 anos, entrou para escola do seu bairro, G.R.E.S Unidos do Viradouro, e após dois anos na mesma agremiação, sob a regência do Mestre Ciça, assumiu o lugar de primeiro repique e solista da escola. E posteriormente, no ano de 2015 compôs a comissão de mestres de bateria para o grupo especial do carnaval do Rio de Janeiro. Em 2019 a marca brasileira de instrumentos musicais Contemporânea, lança o Repique “Signature Gabriel Policarpo” com idéias e criações desenvolvida pelo músico para o instrumento.
Ao lado do músico Bernardo Aguiar, criou o Pandeiro Repique Duo (PRD), trabalho que coloca lado a lado esses dois instrumentos típicos da alma carioca expandindo desde os limites regionais às sonoridades universais. Após três anos de estrada, o PRD lançou seu primeiro álbum que contém um CD bônus com participações especiais de Yamandú Costa, Nicolas Krassik e Carlos Malta, Marcos Suzano, Mestre Ciça e o cantor africano, Ashimba. Desde então, atua por diferentes palcos e universidades do mundo, dentre eles, The Juilliard School of Music, The Philadelphia University of Arts, City University London e Copenhagen Rytmisk Konservatorium; e na Dinamarca, em 2014, o Duo gravou o primeiro álbum do Strejf, grupo instrumental formado em parceria com o baixista francês, Brice Soniano, e o pianista dinamarquês, Carsten Kær.
Como educador, Gabriel desenvolve cursos e atua na preparação de grupos musicais por diferentes países. Durante 4 anos, no Canadá, ministrou workshops sobre a música brasileira e se apresentou como convidado especial, no Folklorama, maior festival multicultural do mundo. Já na cidade do Rio de Janeiro criou a escola de ritmos Batuquebato, projeto pedagógico que propõe o ensino dos ritmos brasileiros aplicados a instrumentos de escolas de samba; o que motivou a criação da Orquestra de Ritmos Batuquebato, cuja proposta original é: agregar instrumentos harmônicos e melódicos a ritmos universais através de composições autorais.
Gabriel Policarpo também participa ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional, tanto em shows como em gravações. Destaque para gravação e participação na turnê do álbum “De bem com a vida”, vencedor do Grammy Latino como melhor disco de samba de 2016, com Martinho da Vila. Assim como, já dividiu o palco ao lado de outros ícones, dentre eles, Alcione, Marcelo D2, Chico César, Hamilton de Holanda, Marcos Suzano, Carlos Malta, Roberta Sá, Xangai, Gabriel Moura, Cátia de França e Guns N' Roses no Rock in Rio 3.
Músico referência no Brasil e no mundo pela sua maneira criativa e virtuosa de tocar o repique, Gabriel Policarpo apresenta a primeira edição do seu Curso de Repique no formato online e ao vivo.
The Recôncavo is an almost invisible center-of-gravity. Circumscribing the Bay of All Saints, this region was landing for more enslaved human beings than any other such throughout all of human history. Not unrelated, it is also birthplace of some of the most physically & spiritually uplifting music ever made. —Sparrow
"Dear Sparrow: I am thrilled to receive your email! Thank you for including me in this wonderful matrix."
—Susan Rogers: Personal recording engineer for Prince, inc. "Purple Rain", "Sign o' the Times", "Around the World in a Day"... Director of the Berklee Music Perception and Cognition Laboratory
I'm Pardal here in Brazil (that's "Sparrow" in English). The deep roots of this project are in Manhattan, where Allen Klein (managed the Beatles and The Rolling Stones) called me about royalties for the estate of Sam Cooke... where Jerry Ragovoy (co-wrote Time is On My Side, sung by the Stones; Piece of My Heart, Janis Joplin of course; and Pata Pata, sung by the great Miriam Makeba) called me looking for unpaid royalties... where I did contract and licensing for Carlinhos Brown's participation on Bahia Black with Wayne Shorter and Herbie Hancock...
...where I rescued unpaid royalties for Aretha Franklin (from Atlantic Records), Barbra Streisand (from CBS Records), Led Zeppelin, Mongo Santamaria, Gilberto Gil, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Jim Hall, Wah Wah Watson (Melvin Ragin), Ray Barretto, Philip Glass, Clement "Sir Coxsone" Dodd for his interest in Bob Marley compositions, Cat Stevens/Yusuf Islam and others...
...where I worked with Earl "Speedo" Carroll of the Cadillacs (who went from doo-wopping as a kid on Harlem streetcorners to top of the charts to working as a janitor at P.S. 87 in Manhattan without ever losing what it was that made him special in the first place), and with Jake and Zeke Carey of The Flamingos (I Only Have Eyes for You)... stuff like that.
Yeah this is Bob's first record contract, made with Clement "Sir Coxsone" Dodd of Studio One and co-signed by his aunt because he was under 21. I took it to Black Rock to argue with CBS' lawyers about the royalties they didn't want to pay. They paid.
MATRIX MUSICAL
The Matrix was built below among some of the world's most powerfully moving music, some of it made by people barely known beyond village borders. Or in the case of Sodré, his anthem A MASSA — a paean to Brazil's poor ("our pain is the pain of a timid boy, a calf stepped on...") — having blasted from every radio between the Amazon and Brazil's industrial south, before he was silenced. (that's me left, with David Dye & Kim Junod for U.S. National Public Radio) ... The Matrix started with Sodré, with João do Boi, with Roberto Mendes, with Bule Bule, with Roque Ferreira... music rooted in the sugarcane plantations of Bahia. Hence our logo (a cane cutter).