Bio:
Nascido em 1984, o músico, produtor musical, professor e pesquisador, desde criança se interessou pelo universo das baterias de escola de samba.
Aos 13 anos era solista da orquestra de pandeiros Pandemonium e aos 17 passou a integrar o grupo Pife Muderno, liderado por Carlos Malta. Em 2009 o músico fundou, com Gabriel Policarpo, o Pandeiro Repique Duo (PRD), um duo de percussão, que percorre o mundo levando a universalidade rítmica extraída de suas influências regionais.
Bernardo Aguiar recebe destaque como convidado especial da banda norte-america Snarky Puppy em seu projeto “Family Dinner 2”, em que atuou ao lado de grandes nomes da música do mundo como Chris Turner, Suzana Baca e Salif Keita.
Carnegie Hall, Juilliard School of Music, Forbidden City Concert Hall são alguns dos lugares por onde já passou levando a sua arte. O músico colabora com grandes referências da música do Brasil e do mundo como Guinga, Marcos Suzano, O Rappa, Jaques Morelenbaum, Yamandú Costa, Hamilton de Holanda, Aline Paes, Roberta Sá e Jacob Collier.
Lessons/Workshops:
OFICINA DE FUNDAMENTOS RITMICOS DA MUSICA BRASILEIRA
A partir de sua vasta experiência assimilando diversas manifestações culturais, Bernardo apresenta um curso de introdução a esse assunto tão inesgotável e vasto que é a linguagem rítmica brasileira. As diversas culturas espalhadas pelo território são abordadas como um manancial inesgotável de conhecimento.
Através de material audiovisual, de demostração musical e de práticas de conjunto, os aluno são convidado a expandir as suas fronteiras musicais, enxergando, a partir de perspectivas regionais, uma perspectiva universal da música brasileira. O curso é uma viagem possível pelas diferenças e similaridades das muitas manifestações que compõem o universo rítmico brasileiro, com a plena certeza que tratase de um assunto inesgotável.
O passeio que propõem Bernardo serve, tanto para instigar o aluno interessado em música brasileira a se aprofundar em certos conhecimentos específicos como para usar o conhecimento assimilado em outras formas de música, para além das regionais.
A imensa fusão rítmica da Música Brasileira, algumas poliritmias características, o universo rítmico regional que inspira Bernardo em seus trabalhos são alguns assuntos abordados de maneira expositiva e prática.
OFICINA DE PANDEIRO
Em sua oficina, Bernardo Aguiar utiliza o pandeiro como um instrumentosíntese de idéias rítmicas apresentando o pequeno instrumento como uma verdadeira “bateria de bolso” capaz de atuar em diferentes contextos musicais. O pandeiro é tratado pelo músico como um instrumento infinito do qual se pode extrair uma variedade infindável de sons, até mesmo diferentes registros melódicos.
O aluno é levado a visitar algumas das diferentes tradições em que o pandeiro se faz presente e também a criar e adaptar os seus próprios ritmos, através da Técnica Brasileira Moderna,utilizada por Bernardo nos seus diferentes projetos musicais como o Pife Mudernoe o Pandeiro Repique Duo.
Considerando a riqueza de sons graves, médios e agudos do instrumento, o pandeiro é apresentado como um instrumento muito versátil capaz de executar uma variedade infindável de ritmos, não apenas ritmos regionais brasileiros mas também ritmos universais.
Bernardo Aguiar roda o mundo apresentando as suas oficinas. Já esteve em diferentes festivais, projetos sociais e escolas de música da América do Sul, África e Europa comoThe Juilliard School of Music (NY),The Philadelphia University of Arts, City University London, Kopenhagen Rytmisk Konservatorium, Aarhus Royal Academy of Music e Dhow Countries Music Academy Zanzibar.
The Recôncavo is an almost invisible center-of-gravity. Circumscribing the Bay of All Saints, this region was landing for more enslaved human beings than any other such throughout all of human history. Not unrelated, it is also birthplace of some of the most physically & spiritually uplifting music ever made. —Sparrow
"Dear Sparrow: I am thrilled to receive your email! Thank you for including me in this wonderful matrix."
—Susan Rogers: Personal recording engineer for Prince, inc. "Purple Rain", "Sign o' the Times", "Around the World in a Day"... Director of the Berklee Music Perception and Cognition Laboratory
I'm Pardal here in Brazil (that's "Sparrow" in English). The deep roots of this project are in Manhattan, where Allen Klein (managed the Beatles and The Rolling Stones) called me about royalties for the estate of Sam Cooke... where Jerry Ragovoy (co-wrote Time is On My Side, sung by the Stones; Piece of My Heart, Janis Joplin of course; and Pata Pata, sung by the great Miriam Makeba) called me looking for unpaid royalties... where I did contract and licensing for Carlinhos Brown's participation on Bahia Black with Wayne Shorter and Herbie Hancock...
...where I rescued unpaid royalties for Aretha Franklin (from Atlantic Records), Barbra Streisand (from CBS Records), Led Zeppelin, Mongo Santamaria, Gilberto Gil, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Jim Hall, Wah Wah Watson (Melvin Ragin), Ray Barretto, Philip Glass, Clement "Sir Coxsone" Dodd for his interest in Bob Marley compositions, Cat Stevens/Yusuf Islam and others...
...where I worked with Earl "Speedo" Carroll of the Cadillacs (who went from doo-wopping as a kid on Harlem streetcorners to top of the charts to working as a janitor at P.S. 87 in Manhattan without ever losing what it was that made him special in the first place), and with Jake and Zeke Carey of The Flamingos (I Only Have Eyes for You)... stuff like that.
Yeah this is Bob's first record contract, made with Clement "Sir Coxsone" Dodd of Studio One and co-signed by his aunt because he was under 21. I took it to Black Rock to argue with CBS' lawyers about the royalties they didn't want to pay. They paid.
MATRIX MUSICAL
The Matrix was built below among some of the world's most powerfully moving music, some of it made by people barely known beyond village borders. Or in the case of Sodré, his anthem A MASSA — a paean to Brazil's poor ("our pain is the pain of a timid boy, a calf stepped on...") — having blasted from every radio between the Amazon and Brazil's industrial south, before he was silenced. (that's me left, with David Dye & Kim Junod for U.S. National Public Radio) ... The Matrix started with Sodré, with João do Boi, with Roberto Mendes, with Bule Bule, with Roque Ferreira... music rooted in the sugarcane plantations of Bahia. Hence our logo (a cane cutter).