Bio:
Amilton Godoy nasceu em Bauru (São Paulo), onde iniciou seus estudos musicais com os professores Nida Marquione e Efísio Aneda. Completou sua formação em São Paulo com Nellie Braga, na Escola Magda Tagliaferro e a partir daí participou e venceu importantes concursos, tais como: 3° Prêmio no Concurso Nacional da Bahia em 1962; 3° Prêmio no Concurso Nacional do Rio de Janeiro em 1963; vencedordo IV Concurso Nacional Eldorado em 1964; medalha de ouro no Prêmio Governador do Estado de São Paulo também em 1964; vencedor do Concurso Nacional Hora de Arte como “Melhor Intérprete de Villa- Lobos” no mesmo ano.
Em 1964, a convite de Rubens Barsotti e Luiz Chaves, formaram o grupo instrumental Zimbo Trio desenvolvendo importante trabalho no cenário artístico brasileiro, tendo 51 discos gravados e editados em mais de vinte e dois países. Apresentaram-se em quase todo o Brasil, América Latina, Europa, Japão e China em 2010. Ganharam todos os prêmio nacionais como o melhor grupo instrumental, inclusive o Prêmio de Melhor Grupo Instrumental no 23* Prêmio da Música Brasileia como o CD ZIMBO TRIO AUTORAL que possui apenas músicas de autoria de Amilton Godoy.
Já como maestro e arranjador, produziu dois álbuns da coleção “Piano Solo Compositores Brasileiros”. A convite do primeiro flautista da Orquestra Filamornie de Berlim, Michel Hased, Amilton transcreveu algumas mísicas desta coleção para flauta.
Em 2012 arranjou e gravou juntamente com Gabriel Grossi um CD de DUO intitulado “Villa Lobos Popular”. Trabalho esse que vem se apresentando por todo país e se preparando para entrar em turne internacional em 2013.
Foi membro da Comissão de Música da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura por oito anos.
Como solista, é considerado um dos maiores pianistas do mundo e atuou como convidado de orquestras regidas por grandes maestros, tais como: Cyro Pereira, Julio Medaglia, Chico de Moraes, Amilson Godoy, Simon Bleche e Roberto Sion. Sendo que em 2011 Amilton foi o solista da Orquestra Jazz Sinfonica sob a regencia do maestro italiano Nino Lepore, em uma homenagem a Nino Rota.
Em 1973 , juntamente com Rubens Barsotti ,Luiz Chaves e João Ariza, fundou uma das mais importantes escolas de música do Brasil, CLAM – Centro Livre de Aprendizagem Musical – onde foram responsáveis na formação de vários músicos no âmbito nacional e internacional.
Coordenou o departamento de piano em Campos do Jordão no Festival de inverno.
É frequentemente convidado a ministrar Workshops em todo o Brasil e Exterior.
Princípio de Harmonia Moderna 1:
Nesse curso, composto de 7 aulas , Amilton Godoy fala sobre o Princípio de Harmonia Moderna 1 – Parte 1, seu primeiro livro baseado na formação de escalas e tríades.
Assuntos:
0-Apresentação
1- Postura
2- Escala por Sustenidos
3- Tonalidade menor (#)
4-Escalas por bemol
5- Tonalidade menor (b)
6- Construção de Tríades
7- Inversão de Acordes
Improvisação para Iniciantes :
Nesse curso, composto de 5 partes, 9 aulas + 1 Partitura , Amilton Godoy fala sobre o Improvisação para Iniciantes.
Assuntos:
Parte 1
1- Escala Modo Jônico e Lídio
2- Escala Mixolídia
3- Escala Dórica
4- Escala Meio Diminuta
5- Escala Diminuta
Parte 2
6 – Retrospectiva
Parte 3
7 - Progressões de acorde
Parte 4
8 - Aplicações
Parte 5
9 Samba de Verão + Partitura
Improvisação Avançada :
Nesse curso, composto de 7 partes, 7 aulas + 1 Partitura , Amilton Godoy fala sobre o Improvisação Avançada.
Assuntos:
Parte 1
Escala dos Harmônicos
Música Juntos
Parte 2
Escala Lócre 2º aumentado
Parte 3
Retrospectiva parte 1 e 2
Parte 4
Escala Diminuta
Parte 5
Escala Dominante/Diminuta
Parte 6
Escalas Pentatônica
Parte 7
Retrospectiva
The Recôncavo is an almost invisible center-of-gravity. Circumscribing the Bay of All Saints, this region was landing for more enslaved human beings than any other such throughout all of human history. Not unrelated, it is also birthplace of some of the most physically & spiritually uplifting music ever made. —Sparrow
"Dear Sparrow: I am thrilled to receive your email! Thank you for including me in this wonderful matrix."
—Susan Rogers: Personal recording engineer for Prince, inc. "Purple Rain", "Sign o' the Times", "Around the World in a Day"... Director of the Berklee Music Perception and Cognition Laboratory
I'm Pardal here in Brazil (that's "Sparrow" in English). The deep roots of this project are in Manhattan, where Allen Klein (managed the Beatles and The Rolling Stones) called me about royalties for the estate of Sam Cooke... where Jerry Ragovoy (co-wrote Time is On My Side, sung by the Stones; Piece of My Heart, Janis Joplin of course; and Pata Pata, sung by the great Miriam Makeba) called me looking for unpaid royalties... where I did contract and licensing for Carlinhos Brown's participation on Bahia Black with Wayne Shorter and Herbie Hancock...
...where I rescued unpaid royalties for Aretha Franklin (from Atlantic Records), Barbra Streisand (from CBS Records), Led Zeppelin, Mongo Santamaria, Gilberto Gil, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Jim Hall, Wah Wah Watson (Melvin Ragin), Ray Barretto, Philip Glass, Clement "Sir Coxsone" Dodd for his interest in Bob Marley compositions, Cat Stevens/Yusuf Islam and others...
...where I worked with Earl "Speedo" Carroll of the Cadillacs (who went from doo-wopping as a kid on Harlem streetcorners to top of the charts to working as a janitor at P.S. 87 in Manhattan without ever losing what it was that made him special in the first place), and with Jake and Zeke Carey of The Flamingos (I Only Have Eyes for You)... stuff like that.
Yeah this is Bob's first record contract, made with Clement "Sir Coxsone" Dodd of Studio One and co-signed by his aunt because he was under 21. I took it to Black Rock to argue with CBS' lawyers about the royalties they didn't want to pay. They paid.
MATRIX MUSICAL
The Matrix was built below among some of the world's most powerfully moving music, some of it made by people barely known beyond village borders. Or in the case of Sodré, his anthem A MASSA — a paean to Brazil's poor ("our pain is the pain of a timid boy, a calf stepped on...") — having blasted from every radio between the Amazon and Brazil's industrial south, before he was silenced. (that's me left, with David Dye & Kim Junod for U.S. National Public Radio) ... The Matrix started with Sodré, with João do Boi, with Roberto Mendes, with Bule Bule, with Roque Ferreira... music rooted in the sugarcane plantations of Bahia. Hence our logo (a cane cutter).