Bio:
Mauro Senise, nascido em maio de 1950, no Rio de Janeiro, neto do pensador Alceu Amoroso Lima, começou sua carreira em 1972. Estudou flauta clássica com Odette Ernest Dias e sax com Paulo Moura. Durante muitos anos tocou e gravou com grandes mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Wagner Tiso e Luis Eça e com o Grupo Um.
Junto com Pascoal Meirelles fundou o grupo Cama de Gato em 1985. Em 1988, Mauro gravou seu primeiro disco solo, Mauro Senise, e no ano seguinte, o segundo, Jade. Em parceria com o compositor, pianista e arranjador Gilson Peranzzetta, lançou 10 CDs. Em abril de 2002, Mauro lança mais um CD solo, Vênus. Em maio de 2002, foi um dos solistas, no Lincoln Center, em Nova York, do espetáculo The Music by Pixinguinha, dirigido pelo violonista Romero Lubambo.
Em 2005, lança o disco Tempo Caboclo, onde convida o arranjador, pianista, vibrafonista e compositor Jota Moraes. Este trabalho foi indicado para o Latin Grammy 2006 na categoria Melhor Álbum de Música Clássica. Também em 2006, lança pela Biscoito Fino o novo CD, “Casa Forte – Mauro Senise toca Edu Lobo”, com participação do compositor.
Em 2009, Mauro lança mais um CD pela Biscoito Fino, “Lua Cheia – Mauro Senise toca Dolores Duran e Sueli Costa”, e é mais uma vez indicado para o Latin Grammy 2009, na categoria Melhor Álbum Instrumental. Em 2011, foi solista, em Amsterdam, de concerto da orquestra holandesa Metropole juntamente com Edu Lobo e Gilson Peranzzetta.
Em 2012, Mauro lança o CD e DVD “Afetivo”, que celebra seus 40 anos de carreira e reúne músicos que foram fundamentais na sua música, como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Gilson Peranzzetta, Edu Lobo, Jota Moraes, Sueli Costa, Rosana Lanzelotte e Wagner Tiso, entre muitos outros.
Em 2014 lança o CD “Danças”, com participação de Jota Moraes, Cristóvão Bastos, Gilson Peranzzetta e Antonio Adolfo, entre outros instrumentistas. Na mesma embalagem do CD, um DVD com quatro das músicas gravadas no CD coreografadas e dançadas por Deborah Colker e Chico Diaz, com direção de Walter Carvalho.
Em 2015, comemorando 25 anos de parceria com Gilson Peranzzetta, os dois lançam o CD “Dois na Rede”.
Em 2016, Senise lança seu 15º projeto solo: o CD e DVD “Amor até o fim – Mauro Senise toca Gilberto Gil” (Fina Flor), reunindo vários instrumentistas brasileiros de primeira linha como Cristóvão Bastos, Gilson Peranzzetta, Jota Moraes, Romero Lubambo, Kiko Horta e Mingo Araújo, entre outros craques. Gil participa da faixa “Preciso aprender a só ser”. Ainda em 2016, Senise lança em duo com o violonista brasileiro radicado nos EUA Romero Lubambo, o CD “Todo Sentimento”, com participação especial de Edu Lobo, Jota Moraes, Mingo Araújo, Kiko Horta e Bruno Aguilar.
Em maio de 2017, lança o CD “Dos navegantes”, uma parceria de Mauro com Edu Lobo e Romero Lubambo. A liga funcionou tão bem no CD “Todo sentimento” que o trio resolveu gravar este novo projeto. Que traz músicas pouco conhecidas do mestre Edu, inclusive uma inédita, “Noturna”. “Dos Navegantes” venceu o Latin Grammy 2017 na categoria de Melhor Álbum de MPB.
Em 2018, Edu, Mauro e Romero se reuniram para gravar outro CD, “Quase Memória”, que será lançado no primeiro semestre de 2019 e trará duas músicas inéditas de Edu: “Silêncio”, com letra de Vinicius de Moraes, e “Peregrina”.
Quotes, Notes & Etc.
"Mauro é o máximo! Um super craque. Um músico que joga em todas: elegância, técnica, sonoridade, sofisticação e sensibilidade."
- Paulo Moura
"Para se transformar no ótimo músico que todos conhecemos, Mauro Senise sempre demonstrou qualidades determinantes ao meu respeito e a minha admiração por ele: cooperativo, estudioso, e totalmente disponivel para a música brasileira - em qualquer uma das suas variantes. Estou certo de que a sua longa caneiia de solista, além das inúmeras participações em Várias formações musicais, o creditam como um dos músicos responsáveis pela evolução da música instrumental brasileira nas últimas décadas."
- Egberto Gismonti
The Recôncavo is an almost invisible center-of-gravity. Circumscribing the Bay of All Saints, this region was landing for more enslaved human beings than any other such throughout all of human history. Not unrelated, it is also birthplace of some of the most physically & spiritually uplifting music ever made. —Sparrow
"Dear Sparrow: I am thrilled to receive your email! Thank you for including me in this wonderful matrix."
—Susan Rogers: Personal recording engineer for Prince, inc. "Purple Rain", "Sign o' the Times", "Around the World in a Day"... Director of the Berklee Music Perception and Cognition Laboratory
I'm Pardal here in Brazil (that's "Sparrow" in English). The deep roots of this project are in Manhattan, where Allen Klein (managed the Beatles and The Rolling Stones) called me about royalties for the estate of Sam Cooke... where Jerry Ragovoy (co-wrote Time is On My Side, sung by the Stones; Piece of My Heart, Janis Joplin of course; and Pata Pata, sung by the great Miriam Makeba) called me looking for unpaid royalties... where I did contract and licensing for Carlinhos Brown's participation on Bahia Black with Wayne Shorter and Herbie Hancock...
...where I rescued unpaid royalties for Aretha Franklin (from Atlantic Records), Barbra Streisand (from CBS Records), Led Zeppelin, Mongo Santamaria, Gilberto Gil, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Jim Hall, Wah Wah Watson (Melvin Ragin), Ray Barretto, Philip Glass, Clement "Sir Coxsone" Dodd for his interest in Bob Marley compositions, Cat Stevens/Yusuf Islam and others...
...where I worked with Earl "Speedo" Carroll of the Cadillacs (who went from doo-wopping as a kid on Harlem streetcorners to top of the charts to working as a janitor at P.S. 87 in Manhattan without ever losing what it was that made him special in the first place), and with Jake and Zeke Carey of The Flamingos (I Only Have Eyes for You)... stuff like that.
Yeah this is Bob's first record contract, made with Clement "Sir Coxsone" Dodd of Studio One and co-signed by his aunt because he was under 21. I took it to Black Rock to argue with CBS' lawyers about the royalties they didn't want to pay. They paid.
MATRIX MUSICAL
The Matrix was built below among some of the world's most powerfully moving music, some of it made by people barely known beyond village borders. Or in the case of Sodré, his anthem A MASSA — a paean to Brazil's poor ("our pain is the pain of a timid boy, a calf stepped on...") — having blasted from every radio between the Amazon and Brazil's industrial south, before he was silenced. (that's me left, with David Dye & Kim Junod for U.S. National Public Radio) ... The Matrix started with Sodré, with João do Boi, with Roberto Mendes, with Bule Bule, with Roque Ferreira... music rooted in the sugarcane plantations of Bahia. Hence our logo (a cane cutter).