Bio:
Mesmo morando em Florianópolis desde 1982, Guinha Ramires continuou levando mundo afora sua arte, com uma história musical cheia de bagagem:Guinha integrou a banda de Renato Borghetti durante dez anos. Neste período participou de turnês pelo Brasil, Europa e Estados Unidos. Participou da gravação de vários discos. Alguns incluindo composições suas como a música Barra do Ribeiro. Com a cantora Elisah a parceria durou 8 anos. Foram dois CDs gravados,“Como o Diabo Gosta” e “Beijo Manga”(este último gravado em Viena) e turnês pelo Brasil e Europa.
A convite de Alegre Corrêa, embarca pra Viena,onde morou por oito meses. Guinha e Alegre gravam o CD Handmade, Lançado na Europa.
Retornando ao Brasil, é formada a banda Dr. Cipó. Com cinco virtuosíssimos instrumentistas ( Endrigo Bettega, Ronaldo Saggiorato, Alessandro Bebê Kramer, Mário Conde e o próprio Guinha), a banda faz apresentações em festivais de música pelo Brasil e turnês pelo SESC em São Paulo e interior. A Banda é convidada para fazer o show de lançamento do livro “Calendário do Som”, de Hermeto Pascoal. Oportunidade na qual dividiram o palco com o “Mestre” pela primeira vez. Com Dr. Cipó, tem três CDs gravados e um coletânea.
Integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina,OSCA, como violonista e coordenador da banda de base. Guinha saiu em turnê pela Europa a convite da cantora Isabel Padovani , vencedora do prêmio Visa 2005.
Dirigiu e arranjou várias edições do Acústico Brognoli, que foram realizados no teatro do CIC (Centro Integrado de Cultura). Na primeira edição(2005), o destaque foi para os artistas da ilha. Na segunda edição(2006),a cantora Elza Soares foi a convidada especial (documentado em dvd). Na terceira edição(2007), além de uma banda com doze integrantes, teve a participação especial de João Bosco e Yamandú Costa (documentado em dvd). No Próximo ano foi a vez da cantora Paula Lima. Todas as edições foram sucesso de crítica e público.
No ano de 2014, a última edição do projeto até agora, e comemorativa de 10 anos,foram convidados Hermeto Paschoal na primeira noite e Renato Borghetti e Daniel Sá, na segunda noite.
Durante bastante tempo teve parceria com o acordeonista Alessandro Kramer ( Bebê kramer), que frutificou diversas apresentações e turnês, além da gravação do Cd " Tempos Bons".
Yamandú Costa grava música de Guinha chamada Simpatia, no cd “Tal” lançado no Japão, levando-a a grande público.
Em 2008 duas turnês foram realizadas na Europa com o CD LAÇADOR (Guinha Ramires, Alegre Correa , Alessandro Kramer), sendo a primeira em maio e abril e a outra em dezembro. Os shows foram realizados na Austria, Alemanha e Italia.
2009 e 2010 foram marcados por outras turnês , desta vez com Alegre Corrêa no Brasil, e mais dois músicos europeus : Gerard Peinfalk ( clarinete e clarone) e Klemmens Bittmann ( violino, viola e mandola).
Em ocasião de seu aniversário em 2010 foi lançado seu primeiro CD comemorativo Coletânea Guinha Ramires, com músicas reunidas de vários outros CDs contendo seus temas autorais ou em parceria (amplitude multimídia).
Gravou em 2010 o segundo CD em parceria com Alegre Corrêa, no Studio Oficina Art, parte captado em apresentação ao vivo e ainda em fase de finalização. Também em 2010 gravou CD solo "Vindoura , contemplado com o Edital Elizabete Anderle da Fundação Catarinense de Cultura,com oito temas próprios, sendo um em parceria com Alegre Corrêa e outro com Alessandro Bebê Kramer (lançado em show em 2011 no TAC em Florianópolis).
Desse momento em diante, vários shows e tours em divulgação ao novo disco, além de diversas outras participações em outros CDS.
Trabalha ativamente como diretor musical e musicista.
Em Florianópolis participou também dos Festivais internacionais: Jurerê Jazz e Wine & Jazz, em 2015, Do Monte, no Rio Grande do Sul no mesmo ano e Floripa Instrumental. com Pedrinho Figueiredo , Anré Meier e Ronaldo Saggioratto,
Em 2016 outros expressivos festivais, Choro e Jazz- 80 anos de Hermeto Pascoal e Floripa instrumental com Dr Cipó.
No Floripa Instrumental também em 2017 com Renato Borghetti, Bebê Kramer e Alegre Correia e 2018 com Alegre Corrêa e Toicinho Batera.
Participou também da edição Compositores Catarinenses com a Cameratta Florianópolis onde o show culminou na gravação de um DVD.
2018 foi destinado a gravação e lançamento de seu CD autoral A Gente Vai Bem e gravação do CD com TRIORIGENS, onde é integrante com o baixista Rodrigo Lucio e o pianista Sitto Lozzi, ainda em fase de finalização.
Em 2019 reativou a Gafieira do Guinha e o CENTRO DE MÚSICA GUINHA RAMIRES em novo endereço onde além de ministrar aulas visa formar uma orquestra popular com os alunos.
Inicia também a fase de circulação do novo disco solo A Gente Vai Bem onde todas as músicas ele é compositor, arranjador, instrumentista e canta.
(Bio POR JULIENE DORIA NUNES- Amplitude Multimidia Comunicação & Arte)
The Recôncavo is an almost invisible center-of-gravity. Circumscribing the Bay of All Saints, this region was landing for more enslaved human beings than any other such throughout all of human history. Not unrelated, it is also birthplace of some of the most physically & spiritually uplifting music ever made. —Sparrow
"Dear Sparrow: I am thrilled to receive your email! Thank you for including me in this wonderful matrix."
—Susan Rogers: Personal recording engineer for Prince, inc. "Purple Rain", "Sign o' the Times", "Around the World in a Day"... Director of the Berklee Music Perception and Cognition Laboratory
I'm Pardal here in Brazil (that's "Sparrow" in English). The deep roots of this project are in Manhattan, where Allen Klein (managed the Beatles and The Rolling Stones) called me about royalties for the estate of Sam Cooke... where Jerry Ragovoy (co-wrote Time is On My Side, sung by the Stones; Piece of My Heart, Janis Joplin of course; and Pata Pata, sung by the great Miriam Makeba) called me looking for unpaid royalties... where I did contract and licensing for Carlinhos Brown's participation on Bahia Black with Wayne Shorter and Herbie Hancock...
...where I rescued unpaid royalties for Aretha Franklin (from Atlantic Records), Barbra Streisand (from CBS Records), Led Zeppelin, Mongo Santamaria, Gilberto Gil, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Jim Hall, Wah Wah Watson (Melvin Ragin), Ray Barretto, Philip Glass, Clement "Sir Coxsone" Dodd for his interest in Bob Marley compositions, Cat Stevens/Yusuf Islam and others...
...where I worked with Earl "Speedo" Carroll of the Cadillacs (who went from doo-wopping as a kid on Harlem streetcorners to top of the charts to working as a janitor at P.S. 87 in Manhattan without ever losing what it was that made him special in the first place), and with Jake and Zeke Carey of The Flamingos (I Only Have Eyes for You)... stuff like that.
Yeah this is Bob's first record contract, made with Clement "Sir Coxsone" Dodd of Studio One and co-signed by his aunt because he was under 21. I took it to Black Rock to argue with CBS' lawyers about the royalties they didn't want to pay. They paid.
MATRIX MUSICAL
The Matrix was built below among some of the world's most powerfully moving music, some of it made by people barely known beyond village borders. Or in the case of Sodré, his anthem A MASSA — a paean to Brazil's poor ("our pain is the pain of a timid boy, a calf stepped on...") — having blasted from every radio between the Amazon and Brazil's industrial south, before he was silenced. (that's me left, with David Dye & Kim Junod for U.S. National Public Radio) ... The Matrix started with Sodré, with João do Boi, with Roberto Mendes, with Bule Bule, with Roque Ferreira... music rooted in the sugarcane plantations of Bahia. Hence our logo (a cane cutter).