Bio:
Nascido em 23 de outubro de 1978 em Santo Antônio de Jesus (BA) e criado na localidade rural do Barro, em Varzedo (na época distrito de Santo Antônio de Jesus e hoje município), Hélio Alves de Souza sempre foi apaixonado por comunicação.
Durante sua infância, utilizando um machucador de tempero para simular o microfone, linha de costura de sua mãe para simular fio, e tampa de panela para aparentar ser o alto falante, Hélio virava um armário velho que tinha no depósito de sua casa para fazer parecer uma bancada de estúdio, e brincava de radialista lendo jornais que vinham da feira embalados no sabão. Ele também transcrevia em seu caderno comerciais que ouvia no rádio para anunciar em suas brincadeiras.
Durante sua adolescência na comunidade do Barro, em Varzedo, mesmo sem ter energia elétrica, utilizando uma bateria de carro e alguns equipamentos caseiros, Hélio montou uma emissora de rádio de curto alcance que era capitada pelos rádios dos vizinhos, em seguida começou a utilizar o som da igreja que participava, Bom Jesus, no Barro, para anunciar os dias e horários de missas e posteriormente começou a fazer locução em leilões, bingos e em outros eventos da comunidade.
Em 1994 Hélio iniciava, na sede do município, sua carreira de radialista na Rádio Juventude FM, hoje Rádio Comunitária Varzedo FM, pertencente a Antônio Almeida (Toti), onde teve a oportunidade de cobrir festas de São João, eventos esportivos e inaugurações de obras, inclusive a inauguração da energia elétrica em sua comunidade natal, Bom Jesus, no Barro.
Em maio de 1996 Hélio começava em Santo Antônio de Jesus (BA) seus trabalhos de radialista na Rádio Clube AM, hoje Clube FM – 92,7 – onde está até o presente momento atuando nas áreas Musical, Jornalística e Religiosa. Em Santo Antônio de Jesus ele também atuou nos extintos sistemas de sonorização de ruas “RP Publicidade” e “ALF Publicidade”.
No ano de 2000 Hélio iniciou seu trabalho voluntário na Pastoral da Criança (PC), um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cuja ação básica é o acompanhamento de famílias com crianças de até 6 anos e gestantes. Na PC Hélio é líder, comunicador e capacitador na área de comunicação.
Em março de 2015, Hélio Alves, que já escrevia para sites da região, fundou o Tribuna do Recôncavo®, um portal de notícias cujo editorial coincide com sua linha de trabalho, sempre prezando pela verdade, ética e imparcialidade.
Em 04 outubro de 2021 Hélio Alves lançou o Tribuna ON, um programa jornalístico (ao vivo) em formato de live, que é levado ao ar de segunda a sexta, das 21:30 às 22:30, com transmissão no site, Facebook, Youtube e Instagram do Tribuna do Recôncavo. Em cada edição do Tribuna ON sempre tem um convidado abordando um tema de alta relevância.
FORMAÇÃO
Radialista com curso de locução para rádio, realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Rádio, TV e Publicidade (SINTERP/BA) em convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFET) em 2002.
Web Jornalista com curso de Jornalismo Aplicado à WEB, ministrado pela Associação Brasileira de Locutores (Ablap), em combinação com a Associação Nacional Brasileira de Jornalistas (ANBJ) em 2014.
Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Ciências e Empreendedorismo (UNIFACEMP) em 2020.
Recommend Hélio Alves in order to appear here. Click on the grey crosses visible when logged in. Your photo will appear, with a link back to your page:
These are pathways, originating in the sprawling cultural matrix of Brazil (Indigenous, African, Sephardic and then Ashkenazik, Arab, European, Asian...), integrating cultural matrixes worldwide.
Matrix ground zero is the Recôncavo of Bahia...virtually unknown center of gravity circumscribing Bahia's Bay of All Saints...end of voyage for more enslaved human beings than any other such throughout all of human history...birthplace of some of the most physically & spiritually uplifting music ever made. Many countries are happier than Brazil, but none are more joyous.
"Dear Sparrow: I am thrilled to receive your email! Thank you for including me in this wonderful matrix."
—Susan Rogers: Personal recording engineer for Prince, inc. "Purple Rain", "Sign o' the Times", "Around the World in a Day"... Director of the Berklee Music Perception and Cognition Laboratory
I'm Pardal here in Brazil (that's "Sparrow" in English). The deep roots of this project are in Manhattan, where Allen Klein (managed the Beatles and The Rolling Stones) called me about royalties for the estate of Sam Cooke... where Jerry Ragovoy (co-wrote Time is On My Side, sung by the Stones; Piece of My Heart, Janis Joplin of course; and Pata Pata, sung by the great Miriam Makeba) called me looking for unpaid royalties... where I did contract and licensing for Carlinhos Brown's participation on Bahia Black with Wayne Shorter and Herbie Hancock...
...where I rescued unpaid royalties for Aretha Franklin (from Atlantic Records), Barbra Streisand (from CBS Records), Led Zeppelin, Mongo Santamaria, Gilberto Gil, Astrud Gilberto, Airto Moreira, Jim Hall, Wah Wah Watson (Melvin Ragin), Ray Barretto, Philip Glass, Clement "Sir Coxsone" Dodd for his interest in Bob Marley compositions, Cat Stevens/Yusuf Islam and others...
...where I worked with Earl "Speedo" Carroll of the Cadillacs (who went from doo-wopping as a kid on Harlem streetcorners to top of the charts to working as a janitor at P.S. 87 in Manhattan without ever losing what it was that made him special in the first place), and with Jake and Zeke Carey of The Flamingos (I Only Have Eyes for You)... stuff like that.
Yeah this is Bob's first record contract, made with Clement "Sir Coxsone" Dodd of Studio One and co-signed by his aunt because he was under 21. I took it to Black Rock to argue with CBS' lawyers about the royalties they didn't want to pay (they paid).
MATRIX MUSICAL
The Matrix was built below among some of the world's most powerfully moving music, some of it made by people barely known beyond village borders. Or in the case of Sodré, his anthem A MASSA — a paean to Brazil's poor ("our pain is the pain of a timid boy, a calf stepped on...") — having blasted from every radio between the Amazon and Brazil's industrial south, before he was silenced (that's me below left, with David Dye & Kim Junod for U.S. National Public Radio) ... The Matrix started with Sodré, with João do Boi, with Roberto Mendes, with Bule Bule, with Roque Ferreira... music rooted in the sugarcane plantations of Bahia. Hence our logo (a cane cutter).