CAMINHOS
(do Brasil, com amor)

"Matrixado! Laroyê!"
✅—Matrix Membro Fundador Darius Mans
Economista, doutorado, Massachusetts Institute of Technology
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente do Brasil


Explore acima uma lista completa (e vasta) de artistas e outros membros da economia criativa global interconectados por matrix. Se você se encaixar, junte-se a nós (do topo de qualquer página) e cria sua própria página matrix.


POR QUE BRASIL?

O Brasil não é uma nação européia. Não é uma nação norte-americana. Não é uma nação do leste asiático. Compreende — selva e deserto e centros urbanos densos — tanto o equador quanto o Trópico de Capricórnio.

 

O Brasil absorveu mais de dez vezes o número de africanos escravizados levados para os Estados Unidos da América, e é um repositório de divindades africanas (e sua música) agora em grande parte esquecido em suas terras de origem.

 

O Brasil era um refúgio (de certa forma) para os sefarditas que fugiam de uma Inquisição que os seguia através do Atlântico (aquele símbolo não oficial da música nacional brasileira — o pandeiro — foi quase certamente trazido ao Brasil por esse povo).

 

Através das savanas ressequidas do interior do culturalmente fecundo nordeste, onde o mago Hermeto Pascoal nasceu na Lagoa da Canoa e cresceu em Olho d'Águia, uma grande parte da população aborígine do Brasil foi absorvida por uma cultura caboclo/quilombola pontuada pela Estrela de Davi.

 

Três culturas  de três continentes  correndo por suas vidas, sua confluência formando uma quarta cintilante e sem precedentes. Pandeirista no telhado.

 

Em nenhum outro lugar a não ser aqui. Brasil é um matrix mesmo.

 

Bob Marley e João do Boi

A gênese disto foi o "resgate" de royalties não pagos para um jamaicano (Clement "Coxsone" Dodd do Studio One, produtor de Bob Marley), um cubano (Mongo Santamaria), inglêses (Led Zeppelin, Cat Stevens/Yusuf Islam) e norte-americanos (Aretha Franklin, Barbra Streisand, Jim Hall, Philip Glass, Earl "Speedo" Carroll de The Cadillacs, e quase a herança de Sam Cooke...encontramos o dinheiro, mas Allen Klein — que controlava a música de Sam — tinha administrado The Beatles e The Rolling Stones — se recusou a pagar...), e brasileiros (Airto Moreira, Astrud Gilberto, Gilberto Gil, com trabalho de licenciamento para o disco de Carlinhos Brown com Herbie Hancock, Wayne Shorter e Olodum: Bahia Black).

 

Nossa cópia do contrato original de Clement com Robert Marley

 

Se Chris Blackwell nunca tivesse tirado Bob de Kingston, Bob teria sido igualmente grande. Se Aretha não tivesse ido além da igreja de seu pai em Chicago, ela teria sido igualmente grande. Se Roberto Sant'Ana não tivesse ajudado Caetano e Gil ir além da praia no Porto da Barra, eles ainda seriam tão grandes como são. A grandeza e a fama são muitas vezes confundidas. O primeiro deve ser acessível independentemente do segundo. Por isso construímos este matrix.

 


Logotipo é cortador de cana por Walter Mariano, Escola das Belas Artes (UFBA)
João do Boi
João tinha algo inestimável pro mundo.
Mas ele era impossível pro mundo encontrar...
Pardal/Sparrow

 

"Obrigada por me incluir neste matrix maravilhoso!"
Susan Rogers

Engenheiro de gravação pessoal para Prince: Paisley Park Estúdio de Gravação
Diretora: Laboratório de Percepção e Cognição Musical, Berklee College of Music
Autora: Soa assim: O que a música que você ama diz sobre você

 

A MISSÃO: Começando com a atávica genialidade do Recôncavo (conforme "RESPLANDECENTE BAHIA..." abaixo) e do grande sertão — tornar artistas através do Brasil — e ao redor do mundo — descobriveis como nunca foram antes.

COMO: Integrá-los num vasto ecosistema matrixado, juntos com músicos, escritores, cineastas, pintores, coreógrafos, designers de moda, educadores, chefs e outros de todos os lugares (você está neste ecosistema?) de modo que todos esses artistas tendem a estar ligados entre si por caminhos curtos, descobriveis e acessíveis. Q.E.D.

O matrix foi criado no Centro Histórico de Salvador, onde Bule Bule no clipe, entre colegas da primeira geração no matrix, canta "Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor..."

Música & letras (Brasil Pandeiro) por Assis Valente de Santo Amaro, Bahia. Vídeo por Betão Aguiar de Salvador.

...o empreendimento motivado na primeira instância pelo fato de que em comum com a maioria das culturas ao redor do nosso planeta, a preponderância do vasto tesouro cultural do Brasil tem sido impossível de encontrar fora de regiões circunscritas, incluindo o próprio Brasil.

Assim, algo novo sob o sol tropical: Curadoria aberta começando com músicos brasileiros recomendando outros músicos brasileiros e avançando ao redor do globo...

Onde pela matemática aparentemente mágica do fenômeno do mundo pequeno, e da mesma forma que a maioria dos seres humanos estão dentro de cerca de seis passos da maioria dos outros, todos no matrix tendem a se aproximar de todos...

Com a diferença que no matrix, estes passos estão ao longo de caminhos que podem ser percorridos. O mundo criativo se torna uma vizinhança. Quincy Jones está lá em cima e Branford Marsalis está ao virar da esquina. E o gênio distante que você nunca ouviu falar tá lá embaixo. Talvez até no Brasil.

"Muito obrigado por isso - estou tocado!"
✅—Julian Lloyd Webber
Merecidamente o violoncelista mais lendário do Reino Unido (e fã da música brasileira)

"Estou realmente agradecido... Sohlangana ngokuzayo :)"
Nduduzo Makhathini
Artista da Blue Note

"Obrigada, esta é uma ideia brilhante!!"
Alicia Svigals
Fundadora do The Klezmatics

"Este é um trabalho super impressionante! Parabéns! Obrigada por me incluir :)))"
Clarice Assad
Composições gravadas por Yo Yo Ma e tocadas por orquestras ao redor do mundo

"Thank you"
(Banch Abegaze, empresário)
Kamasi Washington

De onde "matrix"? Eu tava tomando uma com João Teoria (trompete), explicando como funciona esta rede, quando ele disse "É isso aí! Deveria existir um tipo matrix onde se pode passar de músico pra músico"!
 

 

RESPLANDECENTE BAHIA...

...é um caldeirão quente de ritmos e estilos musicais, mas um estilo particular aqui é tão essencial, tão fundamental não só para a música baiana especificamente, mas para a música brasileira em geral - ocupando um lugar aqui análogo ao do blues nos Estados Unidos - que merece ser destacado. Ela deriva (ou alguns dizem irmão para) do ritmo cabila do candomblé angola... ...e é chamada de...

Samba Chula / Samba de Roda

Mãe do Samba... filha do destino carregada para a Bahia por Bantus ensconced dentro dos porões de negreiros entrando na grande Bahia de Todos os Santos (o termo refere-se tanto a uma dança quanto ao estilo de música que evoluiu para acompanhar essa dança; a ortografia oficial da "Bahia" - no sentido de "baía" - foi desde então alterada para "Baía")... evoluiu nas plantações de cana de açúcar do Recôncavo (aquela área fértil ao redor da baía, cuja forma côncava deu origem ao nome da região) - nas proximidades de cidades como Cachoeira e Santo Amaro, Santiago do Iguape e Acupe. Este proto-samba infelizmente caiu no caminho de difíceis de encontrar e ouvir...

Há muito espetáculo na Bahia...

Carnaval com seu trio elétrico - caminhões sonoros com músicos no topo - parecendo semi-reboques interestelares de volta do futuro...shows de MPB (música popular brasileira) no Teatro Castro Alves de Salvador (maior palco da América do Sul!) com total valor de produção, o público sentado (como sempre nos teatros modernos) como estátuas da Ilha de Páscoa...

...glamour, glitz, dinheiro, poder e publicitários...

E depois há de onde tudo isso veio... do outro lado da baía, uma terra de agricultores e pescadores de subsistência, muitos dos mais velhos incapazes de ler ou escrever... seus sambas precursores de tudo isso, sem os quais nenhuma das anteriores existiria, suas melodias - quando não criadas por eles mesmos - as invenções de pessoas como eles, mas agora esquecidas (pois a maioria dessas pessoas estará dentro de um par de gerações ou mais), seus ritmos um constante estado de inconstância e fluxo, tocados de uma forma diferente (a maioria) de qualquer grupo de músicos do norte do Trópico de Câncer... fazendo com que o martelo de forja do Hit Parade das últimas décadas seja quase que doloroso de ouvir depois que os ouvidos se acostumam a ritmos sempre mutáveis, tocados como a aurora boreal parece...

Portanto, há o espetáculo, e há o espetacular, e na maioria das vezes o último é encontrado longe do primeiro, entre o povo pobre das aldeias e do sertão, os humildes e os honestos, pessoas que podem dizer mais (como um velho bluesman delta tocando uma guitarra batida em um alpendre flácido) com um pandeiro (pandeiro brasileiro) e uma chula (um "folksong" gritado/cantado) do que a maioria com qualquer tecnologia e dinheiro de apoio que o dinheiro possa comprar. O coração deste assunto, está lá. Se você me perguntar de qualquer forma.

Acima, o incomparável João do Boi, chuleiro, recentemente falecido.